I N F O R M A Ç Õ E S

 

A – GERAIS:

 

I - PUBLICAÇÃO  DE  LIVROS:

 

“A NOSSA  ÁFRICA – Manta de Retalhos” – de FRANCISCO A. D. NÓBREGA, é um repositório de factos que muito contribuem para que uma parte da História de Angola possa ser lembrada por quem a conhece, aprendida por muitos dos que, mesmo tendo lá vivido, ignoram os pormenores da obra lá construída à custa de muita determinação, perseverança, sacrifício e heroísmo e mostrada com dinamismo e de forma empolgada a quem nunca lá esteve.

Francisco Nóbrega, nasceu em Angola em 1935, descendente dos colonizadores do Sul, estudou na Escola da Humpata e no Liceu Nacional Diogo Cão. Aos 14 anos iniciou a sua carreira profissional como ajudante de topógrafo, tendo-se tornado num dos melhores profissionais de topografia do seu tempo, tendo mais tarde constituído a sua própria empresa de cartografia a “SELTA – Sociedade de Estudos e Levantamentos Topografias de Angola Lda.”. Saiu de Angola devido à instabilidade gerada em Angola com a Descolonização, tendo continuado a sua actividade profissional na África do Sul, Venezuela, Arábia Saudita e finalmente na BRISA em Portugal, onde se reformou, dedicando-se agora a escrever sobre a sua tão amada TERRA.

A sua inspiração está fundada na longa vivência, desde a infância, na vida do mato e em estreito convívio com todas as etnias de Angola, tendo absorvido a misteriosa “Magia Africana”.

A sua obra é agradável de ler, não só pelo conteúdo como pela forma.

 

Se estiver interessado em adquir este livro, que aconselhamos vivamente, poderá contactar-nos nesses sentido para o Telf. 00351 93 9424937 ou para o e-mail: aiaangola@netcabo.pt

 

 

- Apresentamos também uma colectânea de 6 livros do Eng. A. REGO CABRAL, escritor galardoado em 1974 com o prémio “Fernão Mendes Pinto”, referente ao XLV – Concurso de Literatura Ultramarina.

O Eng. A. Rego Cabral desenvolveu uma obra notável em Angola nos anos 60, no sector rodoviário. A ele, muito em especial, se deve a cobertura rodoviária de Angola, que foi o orgulho dos angolanos e que a guerra fratricida tem destruído aos poucos.

Conhecedor profundo da alma humana, é autor de ensaios, narrativas, contos, novelas e romances, além de estudos sociológicos, técnicos e científicos, que desenvolveu de 1968 a 74. Depois dos 80 anos voltou a escrever e brindou-nos com uma série de 6 livros, com inspiração na terra e gentes de Angola, sob o alónimo (nome de outrem) ESTORIEIRA SANTOS. Estes livros são de enorme interesse literário e não só, escritos numa linguagem eloquente, com termos quase desconhecidos da maioria, nem sempre fácil de entender sem um bom dicionário:

1º- “N’GI” – trata-se dum conjunto constituído por um Romance, uma Novela, um Conto e finalmente uma Narrativa.

2º - “NÓS, DEUS E O DIABO, E O TEMPO, ESSE BUSILIS!” - é um romance panorâmico.

3º - “NGI – NÓS – GENTE” – é um romance controverso.

4º - “ROSAS  BRANCAS” – é um romance intemporal, como estória de amor, só de amor!

5º - “SEMANA  ANTICOLONIAL” – é um romance – retracto do auge da guerra colonial

6º - “AO ESPELHO” – é um romance (entre novela e narrativa) passado entre 1919 e 1930, trata-se duma obra confessional de Estoreia Santos (alónimo de A. Rego Cabral).

 

Qualquer destes livros pode ser consultado na Biblioteca da A.I.A.A.

 

ESPERAMOS  QUE  OUTROS  ANOLANOS

OU  PESSOAS  DE  ALGUM  MODO  LIGADOS  A  ANGOLA,

NOS  INDIQUEM  AS  SUAS  OBRAS  POÉTICAS/LITERÁRIAS

PARA  AS  ANUNCIARMOS  NESTA  PÁGINA.

 

II – CURSO  DE  FORMAÇÃO:

 

A “A.A.I.A.” dispõe para os seus associados, a preços especiais, um Curso de Formação intitulado “CURSO BÁSICO  DE  DESENVOLVIMENTO  PESSOAL  Para Aumentar A Produtividade, Diminuir Custos, Suprimir Barreiras”, da autoria do seu Vice-Presidente Eng. MANUEL MARIA CALDEIRA DE POTES CORDOVIL. Trata-se dum Curso de 20 horas de duração, de interesse geral e particularmente para empresas.

Mais pormenores ver na Secção de Anúncios - DIVERSOS, ou contactar para TM – 00351 939424937 ou para o e-mail: aiaangola@netcabo.pt

.

 

 

*  Retroceder